Paranoá promove caminhada contra a violência sexual de crianças e adolescentes. A coordenadora de Orientação Educacional da Rede Social do Paranoá e Itapoã, Lúcia Santis, também coordenadora da caminhada, diz que a mobilização se antecipa ao Dia Nacional de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes comemorado na próxima segunda-feira (18).
Ouça também: DF cai no ranking nacional de violência mas segue com um dos índices mais altos
A coordenadora explica que quando começa o ano já começam as atividades no setor da saúde, da educação, junto às escolas, para informar às crianças e adolescentes sobre o que eé o abuso. "Quando elas vão para a caminhada, elas já sabem que estão sendo protagonistas da defesa dos direitos e desenvolvimento sexual saudável", avalia.
Há 6 anos a Rede Social faz esta caminhada. A edição deste ano acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 8h30, a partir da Praça da Bíblia, na Quadra 21, até a Quadra Coberta do Paranoá. No final, haverá a ciranda da prevenção e será serviço um lanche. "Toda comunidade já está informada e durante toda a caminhada haverá mais esclarecimento sobre a violência sexual contras crianças e adolescentes", acrescenta.
Todos os anos, depois da caminhada, os conselheiros tutelares constatam aumento do número de denúncias, o que significa que as pessoas ficam mais conscientizadas. "Por causa deste trabalho, todos já sabem o que é abuso, como ocorre, onde denunciar, a importância da escola como porta para denunciar", analisa.
O telefone do Conselho Tutelar do Itapoã (61) 3467-1123. No Paranoá é (61) 3369-7850.
Acompanhe a entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.