Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre a proteção de florestas no Brasil

Datas comemorativas como o Dia da Proteção às Florestas são criadas

O professor da Universidade de Brasília, Eraldo Aparecido Trondoli Matricardi, diz que a celebração do Dia da Proteção às Florestas, nesta sexta-feira, dia 17 de julho, serve para fazer uma reflexão sobre como estão sendo tratadas as florestas no Brasil e no restante do mundo, e avaliar os avanços e os retrocessos em alguns casos.

 

Em termos de avanços, se tem conseguido nos últimos anos, uma faixa de desmatamento na Amazônia abaixo do que ocorreu no passado, nos anos 70, mas embora com taxas baixas, ainda há desmatamentos de uma boa fatia anual, em torno de 5 mil quilômetros quadrados, quando em décadas anteriores eram em torno de 19 mil quilômetros quadrados por ano.

 

O aspecto negativo é que a maior parte desses desmatamentos continua sendo praticamente 100% ilegal, ou seja sem controle nenhum. Quanto à conscientização ecológica da importância desses espaços para o Planeta, o professor diz que do ponto de vista das pessoas que moram em áreas urbanas, é mais fácil falar em proteção das florestas, mas é complicado quando se trabalha com o pecuarista, do agricultor que está lá no campo, porque as pessoas não entendem, porque eles não desmatam porque não gostam da floresta, mas porque precisam dela, por algum interesse econômico e este não é o caso dos madeireiros em si.

 

Acompanhe a entrevista do especialista em florestas ao programa Tarde Nacional, apresentado pela jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacioal de Brasília.



Criado em 15/07/2015 - 20:14 e atualizado em 15/07/2015 - 18:06