Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Joel Zito, do Conselho Curador, apresenta propostas para a comunicação pública

Joel Zito Araújo é cineasta e doutor em Ciências da Comunicação e pós

O novo membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Joel Zito Araújo, cineasta e doutor em Ciências da Comunicação, com pós-doutorado na Universidade do Texas em Cinema, Rádio e TV, foi o terceiro convidado do Tarde Nacional, dos cinco conselheiros que tomaram posse no último dia (13) no Conselho. O cineasta e especialista em documentários sobre Cultura Negra no Brasil diz que tem uma preocupação e espera que resulte em um novo paradigma na forma da incorporação da diversidade racial, étnico e cultural brasileira.

 

Além dos seus filmes, Joel Zito tem dois livros publicados, um sobre o papel do negro na TV pública e o outro sobre o negro na telenovela brasileira. As obras são resultado de pesquisas e, segundo ele, da constatação de que há uma profunda desigualdade na incorporação e representação positiva do segmento populacional negro brasileiro, que é não é a minoria e sim a maioria.

 

Para Joel Zito, a EBC  tem que ser o exemplo de um novo padadigma audiovisual, fundado na diversidade, porque a tela de TV a web e os programas de rádio têm que espelhar esta característica fundamentalmente brasileira.

 

O cineasta analisa que houve um salto sobre o que era no passado, mas acredita que o resultado ainda é muito pequeno em relação ao que é necessário.

 

Acompanhe a entrevista do novo conselheiro da EBC ao programa Tarde Nacional, com apresentação de Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Novos integrantes são escolhidos como conselheiros do Conselho Curador da EBC

Tarde Nacional ouve mais um novo membro do Conselho Curador da EBC

Criado em 02/09/2015 - 20:47 e atualizado em 08/09/2015 - 19:25