Movimento Jane's Walk realiza sua terceira edição este fim de semana em Brasília. O movimento oferece um olhar na cidade pela perspectiva do pedestre. O Tarde Nacional desta terça-feira (15) conversou com a idealizadora do projeto, Ana Paula Borba.
Ela conta que o Jane's Walk foi criado pela jornalista americana Jane Jacobs, escritora e ativista urbana que na década de 1960 conseguiu mobilizar seus vizinhos e evitar a destruição de bairros tradicionais da cidade de Nova Iorque, onde vivia. Naquele período Jacobs escreveu o livro “Morte e Vida de Grandes Cidades”, por que nas cidades americanas foram criadas muito separadas.
Avalia que algo muito semelhante acontece em Brasília, "vai ser nesse víeis a nossa caminhada nesse sábado, as calçadas são inexistentes, o foco é voltado pros carros o pedestre é esquecido, a travessia de pedestre não é pensada para o pedestre e sim no carro. Facilita a vida do carro é o melhor, o pedestre tem que se adequar".
A caminhada vai ser inciada na Galeria Trabalhador, como forma de protesto e passar por outros 6 pontos.
Em sua terceira edição em Brasília, a coordenadora avalia que já existiu sim uma melhora, e que aos poucos os planejadores e engenheiros começam a melhorar o espaço do pedestre.
Confira aqui mais informações sobre o Movimento Jane's Walk.
Acompanhe o Tarde Nacional no ar de segunda a sexta-feira às 15h.
Mobilidade: ciclista é homenageado após atropelamento e morte
Natureza Viva discute mobilidade urbana