Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exposição mostra importância do parto normal e humanizado

Sentidos do Nascer surgiu da necessidade de trazer as pessoas para a

A exposição Sentidos do Nascer retrata a importância do parto normal e humanizado. A exposição chega, a partir do próximo dia 30 de outubro e segue até 25 de novembro, no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília. Para falar do assunto o Tarde Nacional entrevistou a coordenadora- geral de Saúde das Mulheres e Nacional da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, Esther Vilela.

 

Ela explica que a exposição surgiu da necessidade de trazer as pessoas para a nova realidade do parto. E avalia que atualmente no Brasil a assistência ao parto precisa ser mudada. Esther Vilela diz que muitas vezes a cesariana passou a ser encarada pelas mulheres, como uma fuga para o parto, que muitas vezes é encarado como um momento de terror.

 

A coordenadora explica ainda que a estratégia da Rede Cegonha é qualificar o cuidado com as mulheres na hora do parto-nascimento, para que ele seja satisfatório, humanizado, seguro e respeitoso para as mulheres."O projeto convida os gestores de Saúde para que façam adesão ao programa, para alterar as práticas, transformando o parto normal num momento feliz, em vez de ser aquele momento ruim e de muita dor. O parto não necessariamente tem que ser ruim, pois esse modelo construído em que a mulher fica sozinha, sem acompanhante, sem se alimentar e ter suas necessidades básicas reconhecidas e atendidas, obrigada a ficar deitada muitas vezes, que é a pior posição para o parto", esclarece.

 

Esther Vilela convida todos a visitarem a exposição para debater esse tema que não sai de pauta.

 

Acompanhe esta entrevista ao Tarde Nacional, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.

 



Planeta Lilás aborda temas como parto humanizado e racismo

Parteiras: a importância, as lições e a memória de um parto respeitoso

Doula diz que parto natural duplica na mulher o prazer de ser mãe

Criado em 27/10/2015 - 20:21 e atualizado em 27/10/2015 - 18:16