A Semana Nacional do Doador que começou nessa segunda-feira (24), segue até o próximo sábado, dia 28 de novembro. O Hemocentro de Brasília aproveita as comemorações para chamar atenção sobre a importância da doação de sangue, porque os bancos de sangue estão sempre precisando de doação. Para falar sobre o assunto,o Tarde Nacional ouviu a gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro de Brasília, Elyse Carvalho.
Elyse Carvalho explica que o Dia Nacional do Doador é no dia 25 de novembro, mas ela conta que desde 2013 tem estendido para uma semana inteira de comemoração, no intuito de fidelizar os candidatos à doação, porque os hospitais precisam de sangue o ano inteiro.
A gerente esclarece que para doar sangue, o candidato deve está se sentindo bem, não ter feito nenhum procedimento cirúrgico nos últimos seis meses, não ter usado medicamentos de uso contínuo, o que será avaliado caso a caso, não ter se alimentado com alimentos gordurosos como leite e ovos. Se for doar sangue no período da tarde, evitar a feijoada, o churrasquinho, porque podem comprometer a qualidade do sangue, além de outros critérios.
Confira esta entrevista sobre a Semana do Doador de Sangue ao programa Tarde Nacional, com apresentação de Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.
Doação de Sangue: quem pode doar e como
Férias: que tal doar sangue?