Aumento da criminalidade: polícia aconselha para não reagir aos bandidos. Insegurança, assalto em ônibus, mortes, violência, agressões. Por que tanta audácia dos criminosos? Como se comportar diante do crime? A especialista em Segurança Pública, delegada da Polícia Civil do DF, Eneida Taquary, veio ao programa Tarde Nacional para orientar sobre que atitudes tomar em caso de assalto a mão armada e outras dicas.
Em caso de assalto, a delegada da polícia civil ensina que a primeira coisa a fazer é atender ao comando do assaltante, porque ele está armado e não adianta blefar com ele, se esconder ou tentar agarrar a bolsa e qualquer movimento brusco nessa hora é perigoso. Pediu sua bolsa, entrega, pediu o celular entrega e nada de pensar que a arma é de brinquedo. E se começar um tiroteio, aí sim, você deve abaixar a cabeça, se esconder debaixo do banco e proteger a uma criança.
Ela diz que os criminosos estão ficando mais audaciosos, estão investindo mais, por causa da falta de policiamento. Eles também sabem onde tem blitz. Quando a polícia militar não está na rua, a bandidagem toma conta, porque ele sabe que naquela área não tem segurança, as pessoas viajam e deixam a casa sozinha, que as pessoas saem dos bancos com dinheiro, e também não adianta exigir somente que a polícia faça sua parte. Por exemplo, sobre violência no trânsito. É necessário parar na faixa de pedestre. Segundo ponto, quando for viajar, tem que ter dispositivo de segurança na residência. Tem que investir em mecanismos de segurança.
Acompanhe esta entrevista na íntegra sobre segurança pública. Foi ao ar no programa Tarde Nacional, com apresentação de Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.