Está com dificuldades para andar nas ruas do Distrito Federal (DF)? Como está a situação das calçadas onde você mora? A responsável pelo Blog Brasília para Pessoas e arquiteta, Ana Paula Borba, convidada do Tarde Nacional, comenta que é difícil andar em Brasília de todas as formas, especialmente de bicicleta.
Ela conta que o planejamento de trânsito em Brasília é voltado para os carros: "uma avenida bem emblemática no Plano Piloto é a W3 Norte, se você analisar as travessias de pedestres nunca coincidem, porque o foco é o carro", destaca.
Ana Paula Borba diz que o ícone de Brasília é o Eixão, que para ela, é "um muro invisível". A arquiteta comenta que o Eixão é uma grande barreira para os pedestres :"ou se deslocam por baixo, nos túneis, que são malcheirosos, sujos, mal iluminados e perigosos ou vão se atrever e passar por cima, no meios dos carros, com risco de atropelamento", comenta.
Ela diz que espaços agradáveis em Brasília são as superquadras, bem arborizadas, mas a qualidade das calçadas é péssima: "não tem nenhum lugar aqui no Plano Piloto que seja um exemplo e se no plano não tem, imagina fora dele", ressalta.
Ana Paula Borba aponta que as ciclovias que tem uma qualidade melhor, geram confronto com os pedestres, porque os ciclistas querem a ciclovia.
Ouça as informações críticas sobre mobilidade urbana em Brasília, nesta entrevista ao Tarde Nacional, com apresentação de Juliana Maya, na Rádio Nacional de Brasília.
O ciclista no trânsito
Faixa de pedestre completa 18 anos no Distrito Federal