O Prêmio Nacional da Biodiversidade foi instituído em 2014, como uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, para reconhecer as boas práticas desenvolvidas em prol da conservação da biodiversidade. Podem participar as instituições privadas, organizações não-governamentais, instituições comunitárias e academias.
O analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samuel Schwaida, que participou nesta quarta-feira (6) do Tarde Nacional, disse que todo material enviado é avaliado por uma comissão julgadora, que vai avaliar o mérito e os resultados dessas iniciativas. Neste ano, vai ter além das categorias do ano passado, haverá uma especial para o Ministério do Meio Ambiente, em que pode concorrer o próprio ministério e as instituições vinculadas.
O tema central para 2016 é o das espécies ameaçadas. Serão avaliados alguns critérios, entre eles: os efeitos para conservação de uma espécie, a abordagem da conservação de um bioma e a inovação das iniciativas, como elas influenciam na visão da sociedade quanto à biodiversidade.
Saiba mais no player acima.
Exposição interativa ajuda na compreensão da biodiversidade pantaneira
Apoio às populações tradicionais é tema do Dia Internacional da Biodiversidade