Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reajuste das passagens do transporte público do DF não se justifica

Ouça análise de ex-diretor do Contran

O Tarde Nacional desta terça-feira (3) conversa com o ex-direitor do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), presidente da ONG Instituto de Segurança no Trânsito e professor da Universidade de Brasília (UnB), Davi Duarte. Ele começa dizendo que o transporte público de qualidade tem que ter algumas características como pontualidade, regularidade, frequência, conforto, tarifa competitiva e acessibilidade.

 

"Então o nosso transporte público não tem nada disso. Aliás é o contrário disso: ele é ruim, é impontual, não tem frequência, é desconfortável, tem uma tarifa muito alta e que subiu mais ainda agora", disse o professor. Ele acrescenta que o desconforto do passageiro começa do lado de fora do transporte, no ponto de ônibus.

 

"Um total de 60% dos pontos de ônibus do Distrito Federal não tem abrigo e muitas vezes é pequeno, insuficiente para proteger o passageiro", analisa.

 

Quanto ao preço das passagens, o especialista afirma que não há uma justificativa, do ponto de vista econômico, em que o transporte não melhorou nada e você aplica 25% de aumento no preços da passagem, sem nenhuma contrapartida. Ele argumenta ainda que não há transparência e que o Governo do Distrito Federal (GDF) conhece mal as planilhas das empresas de ônibus.

 

Ouça íntegra da entrevista no player acima.

 

O Tarde Nacional vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 15h, pela Rádio Nacional AM Brasília.



Pesquisa revela que brasileiro está insatisfeito com o transporte público

Criado em 03/01/2017 - 20:06 e atualizado em 03/01/2017 - 18:07