Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial de Conscientização sobre a Incontinência Urinária

Especialista reforça a importância da visita ao urologista para homens e mulheres

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 16/03/2021 - 18:00

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a incontinência urinária afeta 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos. O dia 14 de março marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Incontinência Urinária.

Sobre o assunto, Glaucia Araujo entrevistou o urologista Roberto Soler que esclareceu questões relacionadas a esse tipo de  ocorrência, como causas e tratamento. A incontinência urinária não acontece somente com pessoas mais velhas. Pode ocorrer com os jovens e principalmente as mulheres.

"Um dos fatores de risco para a incontinência urinária é justamente a gravidez e o parto", informa ele.

Reportagem da Agência Brasil também traz informações sobre o assunto com números divulgados pelo Ministério da Saúde indicando que os tratamentos cirúrgicos para a incontinência urinária caíram 60% em 2020, em relação ao ano anterior. A conclusão é de que a pandemia de covid-19 agravou o tratamento de várias doenças, entre elas a incontinência urinária.

Durante a entrevista, Roberto Soler também falou sobre a bexiga hiperativa como uma das causas para a incontinência urinária. "A pessoa, mesmo com um pequeno volume de urina na bexiga, sente uma vontade urgente que a gente chama de urgência para urinar e, às vezes, nesse movimento de sentir até chegar ao banheiro, a pessoa não consegue segurar e escapa a urina", esclarece.

A prevenção contra a incontinência urinária, como a realização de exercícios pélvicos após a gravidez, entre outros, também foi abordada durante a conversa. Obesidade, menopausa e a realização de cirurgias também podem colaborar com a incontinência urinária.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

 

Criado em 16/03/2021 - 19:09

Mais do programa