Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a plataforma de educação financeira "Por quê? – Economês em bom português"

Especialista, e um dos fundadores do projeto, deu dicas sobre o uso do serviço durante a pandemia

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 20/04/2021 - 16:00

Em entrevista a Luciana Valle, no Tarde Nacional Rio de Janeiro desta terça-feira (20), Eduardo Astorino, doutor em Economia, professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e um dos fundadores da plataforma "Por quê? – Economês em bom português" falou sobre finanças, especialmente considerando as dificuldades geradas pela pandemia causada pelo coronavírus.

Criado em 2015, o portal virtual "Por quê? – Economês em bom português" tem por objetivo tornar a economia acessível para o grande público não especializado, exemplificando que o seu entendimento sobre a área financeira é essencial tanto em termos individuais, quanto para o exercício da cidadania.

A plataforma é interativa e inclui a página na internet, blog, dicionário de conceitos econômicos, podcast e canal no Youtube, com informações criadas e supervisionadas por economistas, além de serviços de educação financeira. Sobre o período da pandemia, que provocou transformações marcantes na vida das famílias brasileiras, o professor acredita que, "as pessoas, talvez, mudem o padrão de consumo delas permanentemente, daqui pra frente, porque elas vão ser obrigadas a tomar decisões que elas nunca tomaram antes. E, às vezes, a gente vê uma mudança no padrão de consumo delas causadas por essas mudanças que elas tiveram que tomar", explica ele.

No bate-papo, ele fala ainda sobre a atuação das instituições financeiras antes e durante a pandemia, sobre a conscientização da população em relação às finanças, sobre endividamento e a capacidade de poupar, entre outros assuntos.

"Infelizmente, no Brasil, um grupo muito seleto, muito pequeno de pessoas conseguem poupar de um mês para o outro", relata o professor, ao refletir sobre o exercício e a difícil capacidade de guardar dinheiro.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima.

Criado em 20/04/2021 - 18:54

Mais do programa