Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o trabalho do pioneiro na arte do grafite, Fabio Ema

Pioneiro na arte de pintar paredes no Brasil, fundador de escolas de arte em favelas, artista chega ao mercado da criptoarte

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 23/04/2021 - 08:56

O grafiteiro, Fabio Ema, 45 anos, da cidade de São Gonçalo, bateu um longo papo com Luciana Valle, nesta quarta-feira (21), no Tarde Nacional Rio. O artista, que começou a pintar muros, deixando de ser um pichador, inspirado no trabalho do Profeta Gentileza, é considerado um pioneiro na arte do grafite no Brasil.

Mantendo o pioneirismo, ele chega, agora, ao mercado da arte digital, da criptoarte e do NFT, que significa non-fungible token (em tradução livre, um token não fungível, um tipo especial de token criptográfico que representa algo único, neste caso uma obra de arte digital, que não pode ser reproduzida). "É uma certificação de uma obra de arte pro digital", comenta ele, acrescentando que esse "é um caminho que, hoje em dia, os artistas plásticos, os artistas da música e, principalmente, os artistas digitais têm para descobrir e percorrer".

Ema possui um histórico de mais de 300 obras e um acervo atual de 300 telas pintadas. Ele trabalhou durante 13 anos com o grupo O Rappa, assinando a identidade visual e desenhando cenários de shows, entre outras criações e parcerias. Chegou a ser homenageado pela banda inspirando a música "Monstro Invisível". Sobre esse período, ele comenta na entrevista: "Eram muitos shows, todo fim de semana eu tava em três municípios diferentes do Brasil, então, eu plantei muita semente aí no Brasil pra hoje a gente ter essa força do artista do grafite".

Entre muitas ações sociais realizadas pelo ensino da arte do grafite, ele criou uma escola de arte urbana em uma estação de trem abandonada em São Gonçalo. Durante a conversa, ele fala sobre o sucesso financeiro do seu trabalho e como ele reverteu esse montante comprando imóveis e construindo escolas de grafite nas favelas mais perigosas do Rio de Janeiro, oferecendo inclusive alimentação para os alunos. "Eu gastei todo o meu dinheiro com isso", fala ele com alegria, otimista com os caminhos de sua arte e ativismo social.

"Fabio Ema ganhou o mundo no traço" - Luciana Valle

Ouça a entrevista na íntegra com mais reflexões e informações sobre o trabalho do artista Fabio Ema clicando no player.

Criado em 23/04/2021 - 08:53

Mais do programa