Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio Grande do Sul enfrenta risco de transmissão da leptospirose

Doença é transmitida pela urina de ratos presente na água de alagamentos

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 24/05/2024 - 16:15

O Tarde Nacional conversou com a médica infectologista Carolina Brittes. O assunto foi os riscos de transmissão da leptospirose e de como se proteger da doença em situações como a das enchentes no Rio Grande do Sul.

Ela explica que basta que a urina do rato entre em contato com a pele, mesmo que sem ferimentos, para que a transmissão ocorra.

"Na atual situação de extrema vulnerabilidade não dá para gente esperar que uma dor abdominal, um dor em panturrilha, icterícia, o amarelão no corpo, a gente esperar que isso piore", alerta. "A própria medicação não é difícil, mas o problema é a demora dos cidadãos chegarem aos serviços de saúde."

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 24/05/2024 - 16:18

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa