Em entrevista ao Tarde Nacional, a professora da Fundação Getúlio Vargas Luciana Salgado alerta para o perigo das chamadas "Fake News" (notícias falsas em tradução livre) nas eleições de 2018. Para ela, internautas devem redobrar a atenção ao compartilhar qualquer conteúdo nas redes sociais. Luciana é professora do MBA de Marketing Digital da FGV e da Universidade Veiga de Almeida (UVA), consultora de Marketing Digital, além de ser considerada uma referência nacional em campanhas políticas na internet e em marketing digital para os setores público e privado.
Ela explica que, com a proximidade das eleições , antes mesmo do início oficial das campanhas eleitorais, os boatos tendem a aumentar bastante nas redes sociais. O perigo para os internautas que replicam conteúdo de candidatos, segundo ela, está em compartilhar material recebido sem checar as informações. "O cidadão precisa ficar um pouco mais esperto: checar a fonte, checar quem é o autor, buscar a credibilidade do site ou blog que vinculou...", pondera.
Nas próximas eleições, os cidadãos brasileiros vão escolher deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República. De acordo com as informações da FGV, serão permitidos os chamados “posts patrocinados”, que são publicações pagas, ou seja, propaganda nas redes sociais, com o objetivo de aumentar a aparição dos candidatos pela internet. Nesse contexto, os internautas devem redobrar a atenção com publicações e informações compartilhadas.
Ouça a entrevista completa: