Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Manifesto surrealista completa 100 anos com série de eventos em SP

Jornalista Priscila Kerche fala na coluna Marca Página sobre a importância do movimento artístico que começou na literatura e se consagrou nas artes plásticas

Tarde Nacional - São Paulo

No AR em 23/05/2024 - 16:14

O manifesto surrealista publicado em 1924 pelo poeta francês André Breton define o movimento que levantou a bandeira da liberdade e da imaginação. Empolgados pelas ideias de Freud sobre inconsciente e sonhos, os surrealistas defendiam a poesia e qualquer expressão artística livre da razão e da moral, ligando sonho e realidade. 

“SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico puro pelo qual se propõe exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de toda preocupação estética ou moral.”

Nesta edição do Marca Página, do Tarde Nacional São Paulo, a repórter Priscila Kerche conta que a editora "100/cabeças" publica títulos de autores ligados ao surrealismo e promove uma jornada de estudos sobre surrealismo no Estado. Presencialmente no Ibilce/Unesp, em São José do Rio Preto-SP, e pela internet, na segunda-feira (27). Os 100 anos do manifesto são comemorados com a série de eventos “por uma nova convocação de cúmplices”, pela livraria Loplop. Poetas contemporâneos, como Luís Perdiz, têm produção surrealista.

Ouça no player acima.

Criado em 23/05/2024 - 16:14

Mais do programa