Realizar um sonho que é um dos maiores desafios do esporte mundial: cruzar a nado o Canal da Mancha. Com aproximadamente 33 km, a travessia a nado é realizada entre a Inglaterra e a França pelo Estreito de Dover, e tem entre os seus desafios o trio correnteza forte, ondulação grande e água muito fria.
A nadadora capixaba, Thaís Sant`Ana, pretende completar esse desafio em agosto de 2024. Apesar do nado estar previsto para ocorrer entre os dias 9 e 16 de agosto de 2024 (a depender das condições climáticas), todo o planejamento de treinos teve início quase um ano antes de cair na água.
Ainda que esteja acostumada a nadar longas distâncias em mar aberto, Thaís conta com uma rotina exigente que inclui 15 horas de natação em piscina (aproximadamente 42 km semana), 4 horas de preparação física e treinamento funcional. Isso sem falar na alimentação balanceada e no descanso adequado (bons hábitos de sono) para que a recuperação do corpo seja bem feita.
O jornalista Juliano Justo conversou com a atleta e ouviu quais são as expectativas para Thaís se tornar a primeira mulher do Espírito Santo a realizar esse feito. Ouça mais no player acima.