O cinema brasileiro alcançou um marco histórico neste domingo (6). A atriz Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria Drama por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Essa foi a primeira vez que uma brasileira conquistou o prêmio, reconhecendo seu papel como Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva, morto pela ditadura militar em 1971.
Fernanda competiu com grandes nomes de Hollywood, como Nicole Kidman e Kate Winslet. Curiosamente, sua mãe, Fernanda Montenegro, também foi indicada ao mesmo prêmio há 25 anos por "Central do Brasil", mas não venceu, embora o filme tenha conquistado a categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
No discurso de agradecimento, Fernanda destacou a força da arte em tempos difíceis e dedicou o prêmio à sua família e a todos os envolvidos. Ambos os filmes premiados foram dirigidos por Walter Salles. Já o Globo de Ouro deste ano de Melhor Filme Estrangeiro foi para a produção francesa "Emilia Pérez".
A jornalista Anna Karina de Carvalho comentou a respeito desse feito inédito para o cinema brasileiro e falou sobre a importância do filme para a memória de um momento tão cruel da política brasileira.