Marcos Colón é professor, jornalista, poeta e documentarista. Atua como professor de mídia e comunidades indígenas pela Iniciativa Southwest Borderlands na Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA.
Especializou-se em estudos literários e culturais brasileiros, com foco nas representações da Amazônia e do meio ambiente na literatura e no cinema brasileiros dos séculos 20 e 21. Produziu e dirigiu dois documentários que exploram as complexas relações da humanidade com o mundo natural: "Muito Além de Fordlândia" (2018) e "Pisar Suavemente na Terra" (2022). Fundador e editor-chefe da Amazônia Latitude, uma editora e revista digital ambiental, e também autor de “A Amazônia em Tempos de Guerra”, livro lançado em inglês, na Europa.
Marcos Colón esta no Brasil para o lançamento em várias cidades, do seu novo trabalho: "Utopias Amazônicas" (Ateliê Editorial), que reúne textos de 18 autores, organizados pelo professor Marcos Colón, que refletem sobre os caminhos possíveis para um novo futuro possível e desejável na Amazônia, diferente do modelo vigente de ocupação da região.
“É necessário uma orquestração semântica do conceito de utopia para que apareçam novos modos (e não modelos) para pensar, habitar, conhecer e respeitar a região. Ainda há floresta para abrigar nossos sonhos, quais são as utopias necessárias para mantê-la de pé e crescente?”, diz Cólon.
No livro estão presentes textos dos seguintes autores: Alberto Acosta, Alberto Chirif, Aurelio Michiles, Bruno Malheiro, Carlos Nobre, Edna Castro, Fernando Michelotti, Flávia Marinho Lisbôa, João de Jesus Paes Loureiro, José Ángel Quintero Weir, José R. Bessa Freire, Julia Arieira, Lúcio Flávio Pinto, Nathália Nascimento, Philip Martin Fearnside, Raimunda Monteiro, Renan Freitas Pinto, Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jr. são os autores da publicação. Ivânia dos Santos Neves assina a quarta capa e José R. Bessa Freire a orelha e apresentação dos autores.
O professor Marcos Colón concedeu uma entrevista ao Tarde Nacional SP para falar sobre a obra. Ouça mais no player acima.