Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional lembra o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Especialista fala também sobre o projeto Dodói, feito em parceria com o Instituto Maurício de Souza

No AR em 23/11/2017 - 15:19

Você sabia que o câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil? Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA) obtidos entre os anos de 2009 a 2013.

Para falar sobre o assunto e também sobre o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro), o programa conversou com a Sandra Loggetto, hematologista e pediatra da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

Crianças atendidas pelo Projeto Dodói

O cancêr infantil é considerado raro se comparado a doença em adultos, com a porcentagem de 3%. Enquanto o cancêr adulto deve-se a fatores externos como problemas ambientais ou estilo de vida, nas crianças, por não terem tempo de vida o suficiente para serem expostas a esses riscos, pode ser causado por mutações genéticas que ocorrem durante o seu desenvolvimento.

A leucemia é o tipo de câncer mais comum entre as crianças, mas há dificuldade no diagnótico precoce. Segundo a médica, os sintomas apresentados são parecidos com os de uma doença comum, com nauséa e vômitos. Caso o médico não ache as causas dos sintomas, é importante que encaminhe o paciente para um oncologista.

Nesta entrevista conheça também o Projeto Dodói, feito em parceria com o Instituto Maurício de Souza.

Ouça a entrevista completa, que foi ao ar no dia 23 de novembro, no player abaixo.

O Tarde Nacional é transmitido de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, com apresentação de Glaúcia Araújo (interina), no Rio de Janeiro, e de Beneti Nascimento (interino), em Brasília.

Criado em 27/11/2017 - 16:06