Em entrevista ao Tarde Nacional, Roberta Caldo, jornalista do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), falou sobre o recente lançamento do Guia do Preguiçoso para Salvar o Mundo. Trata-se de uma campanha digital que contou com a produção de 42 postais em português, adaptando o material criado em inglês, que dá dicas de atitudes que podem ser tomadas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que "pretende implementar ações visando promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas", de acordo com as informações da página da ODS/ONU na internet.
Roberta idealizou a campanha digital em português, coordenou o trabalho de diagramação e design, e também ajustou a tradução das informações, levando em conta que outros países de língua portuguesa também podem usar o material. Considerando os mais de cem ítens da Agenda 2030, na opinião dela, o guia vem para incentivar.
"Se todo mundo fizer um pouquinho, todo mundo faz uma diferença muito grande", declarou.
A ideia da campanha é popularizar dicas simples para promover um mundo melhor, de acordo com Roberta.
A jornalista falou sobre consumo consciente, reciclagem, transporte alternativo e outra sugestões feitas no guia.
"Você não precisa esperar acabar o mundo para fazer a sua parte", acrescentou.