Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Febre amarela: professor fala sobre mortes de macacos

Macacos não são responsáveis pela transmissão da doença

Tarde Nacional

No AR em 31/01/2018 - 19:40

O professor e pesquisador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), biólogo, etólogo, especialista em reintrodução e conservação de animais silvestres e presidente da Associação Mico Leão DouradoCarlos Ruiz Miranda, falou ao Tarde Nacional sobre a questão da morte de macacos provocadas pelo medo da população em relação à febre amarela

Entre os primatas existentes no Brasil, "o bugio é o mais afetado, o mais sensível de todas as espécies", diz Ruiz, lembrando que essa não é a primeira epidemia que afeta os macacos. "O que vem acontecendo é que as pessoas vêm matando macacos, de várias espécies, inclusive o mico leão dourado e sagüis, porque acham que os macacos transmitem a doença", alerta ele.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

 

O biólogo lembra que muitas pessoas se referem à febre amarela como a doença do macaco. "Na verdade o bugio serve como um sentinela, pois são mais sensíveis que os humanos", ressalta ele ao falar sobre as mortes de macacos provocadas por pessoas com medo da doença. "Eles alertam para a chegada da febre amarela em uma área ou um surto de febre amarela", ensina.

Carlos Ruiz acrescentou que os macacos demonstram sinais da doença quando ela já está mais avançada. Primatas caídos no chão, letárgicos e com a respiração ruim podem estar doentes, não necessariamente com a febre amarela.

 

Saiba mais

Rio já tem 131 macacos mortos em todo o estado; 69% foram vítimas de ação humana

Pesquisadora diz que ataque a macacos pode atrasar detecção da febre amarela

 

Criado em 31/01/2018 - 21:08

Mais do programa