“Novos Fluxos na Busca por Oportunidades: trajetórias dos jovens nas periferias da cidade” é o título da publicação da Fundação Itaú Social que traz um panorama de como a juventude está ocupando espaços e buscando opções de educação e de trabalho.
Segundo Fernanda Zanelli, pesquisadora e gestora de projetos socioculturais da juventude da Fundação Itaú Social, a motivação para o estudo veio do crescente movimento da juventude, desde as ocupações de escolas pelos estudantes secundaristas aos rolezinhos. “A juventude estava na pauta nacional, mostrando que faz parte do debate. E de que forma essa criatividade está presente nas trajetórias individuais, de desbravar caminhos para alcançar as oportunidades. Essa foi a principal motivação do estudo”, afirmou.
De acordo com a pesquisadora, a participação juvenil está posta e não há como pensar políticas públicas sem incluir a juventude.
Fernanda fala também sobre os espaços de aprendizado, como a cidade e o transporte coletivo: "São muitos os desafios em diferentes fases da vida. Quando o jovem passa a enxergar a cidade como uma rede de oportunidades, abre-se um leque de possibilidades. Um grande desafio é como a gente faz a travessia do ensino médio para o mercado de trabalho", exemplifica.
Ouça a entrevista completa no player abaixo. Acesse aqui a pesquisa.
Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.