Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa mostra como os jovens da periferia buscam oportunidades de educação e trabalho

A análise utilizou entrevistas realizadas com grupos de jovens de 15 a 29 anos, moradores de bairros periféricos da cidade de São Paulo e de São Bernardo do Campo

Tarde Nacional

No AR em 25/01/2018 - 13:00

“Novos Fluxos na Busca por Oportunidades: trajetórias dos jovens nas periferias da cidade” é o título da publicação da Fundação Itaú Social que traz um panorama de como a juventude está ocupando espaços e buscando opções de educação e de trabalho.

Segundo Fernanda Zanelli, pesquisadora e gestora de projetos socioculturais da juventude da Fundação Itaú Social, a motivação para o estudo veio do crescente movimento da juventude, desde as ocupações de escolas pelos estudantes secundaristas aos rolezinhos. “A juventude estava na pauta nacional, mostrando que faz parte do debate. E de que forma essa criatividade está presente nas trajetórias individuais, de desbravar caminhos para alcançar as oportunidades. Essa foi a principal motivação do estudo”, afirmou.

De acordo com a pesquisadora, a participação juvenil está posta e não há como pensar políticas públicas sem incluir a juventude.

Jovens

Fernanda fala também sobre os espaços de aprendizado, como a cidade e o transporte coletivo: "São muitos os desafios em diferentes fases da vida. Quando o jovem passa a enxergar a cidade como uma rede de oportunidades, abre-se um leque de possibilidades. Um grande desafio é como a gente faz a travessia do ensino médio para o mercado de trabalho", exemplifica.

Ouça a entrevista completa no player abaixo. Acesse aqui a pesquisa.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 25/01/2018 - 17:50

Mais do programa