De acordo com registros da base de dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), os nomes mais registrados em cartórios de todo o país em 2018 foram Enzo Gabriel e Maria Eduarda. Segundo a Arpen, Enzo Gabriel teve 18.156 registros e Maria Eduarda, 15.760. No Distrito Federal, os nomes mais comuns foram Miguel, com 473 registros, e Heitor, com 451.
As apresentadoras Fátima Santos e Dáurea Gramático conversaram sobre esse assunto com Paulo Henrique de Araújo, diretor de Registro Civil da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (Anoreg-DF) e Oficial de Registro Civil. Ele fala sobre a influência de personagens oriundos de produtos midiáticos, como filmes, novelas, além de personalidades famosas, na escolha de nomes.
Ouça a entrevista no player abaixo:
O levantamento reuniu dados de todos os cartórios estaduais e do Distrito Federal, com mais de 2,7 milhões de registros até 18 de dezembro de 2108.
Paulo Henrique falou também sobre a tendência de nomes mais simples.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.