A médica e pesquisadora Silvia Brandalise, fundadora do Centro Infantil Boldrini e uma das mais influentes médicas do país alerta para os riscos relacionados aos efeitos dos agrotóxicos no desenvolvimento de enfermidades graves em fetos e bebês.
Estudo brasileiro publicado pelo periódico inglês BMC Pediatrics aponta que a maioria dos defeitos fetais está associada a causas genéticas e ambientais, entre elas, a exposição de gestantes ao uso intensivo de agrotóxicos. De acordo com a especialista, muitos estudos científicos têm evidenciado a relação do uso do agrotóxico e malformações congênitas.
Brandalise alerta que os brasileiros estão expostos a um número muito alto de substâncias químicas danosas e afirma que a situação é alarmante: "Nós respiramos inseticida, bebemos inseticida e comemos inseticida", afirma.
A doutora Silvia Brandalise é idealizadora do Centro de Pesquisa Boldrini, presidente e fundadora do Centro Infantil Boldrini. O Hospital sediado em Campinas é referência mundial no tratamento de Câncer Infantil, é considerado o maior hospital especializado da América Latina na área da onco-hematologia pediátrica e atende a cerca de sete mil pacientes por ano.
A médica que dedica-se há mais de 40 anos ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer, tem no currículo a participação em muitos congressos e comitês de pesquisas internacionais de saúde. Em 2016, Silvia foi premiada como uma das 100 Mais Influentes da Saúde e, em 1993, ganhou o prêmio de Mulher do Ano.
Ouça a entrevista completa no player acima.
Apresentação: Luciano Barroso, Dáurea Gramático e Anchieta Filho.
Produção: Denise Oliveira