Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda como o fonoaudiólogo auxilia no combate aos efeitos do envelhecimento

Especialista pode tratar problemas de zumbido, deglutição e até o esquecimento de nomes e acontecimentos

Tarde Nacional

No AR em 23/09/2019 - 15:00

Nesta segunda-feira (23), o Tarde Nacional - 2ª parte falou sobre envelhecimento. Não há como fugir dele. Muita coisa que acontece com o corpo à medida que os anos vão passando e as pessoas envelhecem, como problemas de audição, zumbido permanente no ouvido, engasgos frequentes durante as refeições, sem contar problemas de memória. Para bater esse papo, Fátima Santos (DF) e Anchieta Filho (SP) conversaram com Ludmilla Silva Melo, fonoaudióloga do Centro de Pesquisa e Diagnóstico do Zumbido (CPDZ).

Ouça a entrevista completa no player abaixo: 


"Já há muito tempo a fonoaudiologia vem sendo procurada por vítimas de AVC, vítimas de acidentes neurológicos, crianças com algumas questões de desenvolvimento. E cada vez mais estamos sendo procurados para promoção de saúde. Então, são pessoas que buscam para melhorar a voz, a fala, a memória, a linguagem e a audição", pontuou.

 

Na entrevista, ela falou também sobre surdez súbita e a exposição à poluição sonora. Ludmilla alertou também para o volume dos fones de ouvido que devem ser adequados ao tipo de música. Outro assunto que é tratado pelo fonoaudiólogo é a inabilidade para deglutir.

 

"O afastamento social tem um impacto muito grande na linguagem. As pessoas ficam mais afastadas, conversam menos, refletem menos, trocam menos, e aí acaba tendo uma questão linguística também. Pra ajudar nas questões neurológicas é muito importante o convívio social, a terapia. É sempre possível melhorar essa habilidade linguística para que a gente afaste problemas mentais como a demência", esclareceu. 

 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 26/09/2019 - 14:45 e atualizado em 26/09/2019 - 14:45

Mais do programa