O Tarde Nacional conversou com o médico Cid Pitombo, especialista e coordenador do Programa de Cirurgia Bariátrica do Rio de Janeiro, esobre o uso exagerado do sal. Uma em cada cinco pessoas está obesa no Brasil e mais da metade da população está com excesso de peso, tornando a obesidade uma epidemia e um problema real de saúde pública.
Por isso, os brasileiros consomem, em média, 9,34 gramas de sal por dia – praticamente o dobro dos 5 gramas recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O médico que é recordista de cirurgias por videolaparoscopia pelo SUS conta que a falta de tempo de fazer o próprio alimento é um dos motivos que tem levado as pessoas a comprarem comida industrializada, principalmente pessoas de baixa renda.
Até porque estes produtos têm preparo rápido, não estragam e muitas vezes preparar o próprio alimento saí mais caro do que adquirir estes produtos. O problema é que estes alimentos industrializados usados a longo prazo, podem provocar hipertensão, derrames, problemas no coraçãoe renais entre outros.
Quer ouvir a entrevista completa, clique no player:
O Tarde Nacional - vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro