A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) instrui as escolas de todo o país para que ensinem as crianças a lidar com as emoções desde cedo. No Distrito Federal um programa pretende promover a alfabetização emocional de alunos a partir de 3 anos. A ideia é que os pequenos consigam habilidades socioambientais valorizadas no mercado de trabalho. Sobre este assunto, Luciano Barroso (DF), Luciana Valle (RJ) e Anchieta Filho (SP) conversaram com a diretora pedagógica da Escola Arara Azul, em Águas Claras (DF), Niara Borges.
"É um projeto que já vem de longa data com os estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e esse alimento agora é uma normativa para todos os brasileiros que estão em processo escolar. Por quê? É um cenário social, mundial muito diferenciado pelas mudanças e transformações muito incertas e complexas do mercado de trabalho. O que que está acontecendo? A partir dos 3 anos nossas crianças além de compreenderem os conceitos, elas precisam desenvolver um conhecimento, uma aprendizagem voltada para o pensamento. Como elas pensam? Sobre como elas aprendem? E treinar as estratégias com poder de convencimento pelos processos mentais", enfatiza a diretora.
Na entrevista, ela responde sobre a dificuldade de se passar esses ensinamentos como empatia, diálogo, cooperação, autoconhecimento à uma criança de 3 anos. Para o ano que vem é que deve ser implementado o material didático específico para potencializar essas ações.
As atividades serão conduzidas por professores capacitados e os pais serão envolvidos no processo com dinâmicas em família.
Acompanhe a entrevista completa no player:
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.