Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista debate locação de imóveis via plataformas digitais

Ouça entrevista com a advogada em direito tributário e imobiliário Sabrina Marcolli Rui

Tarde Nacional

No AR em 11/12/2019 - 13:00

Alguns proprietários de imóveis aproveitam plataformas digitais, como o Airbnb, para locar por temporada seus imóveis. O programa Tarde Nacional conversou com Sabrina Marcolli Rui, advogada em direito tributário e imobiliário, para entender como a prática se tornou um problema em condomínios e quais são as possibilidades de locação nesse serviço.

Segundo a advogada, o Superior Tribunal de Justiça (STF) não definiu, mas indica que é legal e que não se pode proibir os proprietários de locar seus imóveis por uso dessas plataformas. Os principais motivos para que os condomínios impeçam os proprietários de alugar por temporada são os riscos para os outros moradores, a segurança e a desvalorização do prédio.

O que pode ser proposto é a criação de regras próprias dos condomínios, como taxação, mas que não atinja diretamente os donos dos imóveis. "Solicitar os dados de quem for locar, como endereço, podem dar garantia durante o processo de locação", sugere a especialista.

Sabrina aconselha que entregar cópia do estatuto do condomínio ajuda a evitar problemas, como barulho em horários inapropriados.

Quer ouvir a entrevista na íntegra? Clique no player:

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Criado em 11/12/2019 - 16:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa