Casos de roubos e furtos de pertences pessoais são muito comuns em locais onde há aglomerações, como nos blocos de rua ou em bailes de carnaval. Ficar sem a bolsa, o celular ou a carteira acaba com a alegria de qualquer folião. O que fazer nesta situação e quais são os direitos de quem foi alvo de ladrões? Segundo o advogado especialista em direito do consumidor, Dori Boucault, o ideal é evitar as situações que possam facilitar a ação dos ladrões.
"Evitar tirar selfies com o celular, porque o povo bate na mão e leva mesmo", alerta. "Se aconteceu isso, peça a alguém da sua confiança para ligar para a sua operadora, denunciar o roubo e bloquear o número, porque é mais rápido. Depois, você vai para a polícia mais próxima para fazer a ocorrência."
Outra recomendação é levar pouco dinheiro, não manusear as notas na frente de estranhos e usar uma doleira ou pochete, por dentro da roupa. No caso dos cartões de crédito, Boucault destaca que o folião deve estar sempre atento. "Infelizmente a tecnologia do mal está muito avançada. Você tem que estar com os olhos no seu cartão. O cartão tem que andar junto com a gente."
Ouça a entrevista no player abaixo: