Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fisioterapeuta explica como é recuperação de paciente da Covid-19

Ouça a entrevista com Josy Davidson.

Tarde Nacional

No AR em 11/06/2020 - 16:38

O Tarde Nacional, desta quinta-feira (11), falou sobre o processo de recuperação dos pacientes vítimas da Covid-19. A entrevistada foi a coordenadora de pós-graduação em fisioterapia hospitalar do Centro Universitário São Camilo, Josy Davidson.

Ela explicou que o fato de termos sido acometidos pelo surto, alguns meses depois que outros países, fez com que tivéssemos a oportunidade de compreender um pouco melhor a doença e suas consequências. Mas mesmo assim, de acordo com Josy, ainda é cedo para falar sobre todas as sequelas deixadas pela Covid-19, uma doença que acomete múltiplos órgãos e gera uma inflamação sistêmica:

"Ainda não sabemos o quanto vai sobrar de resquício dessa doença. O que nós sabemos, principalmente da parte pulmonar, é o tanto de sofrimento pulmonar, o tanto de lesão pulmonar que a Covid traz; e associado a isso, o fato de usar o respirador mecânico, que não é uma coisa que é natural. Isso também é uma situação que ao mesmo tempo em que está ajudando, também pode piorar, de certa forma, o processo de inflamação. Tudo isso vai trazer uma cicatriz (...) que pode se recuperar, mas não sabemos, não temos condição ainda de dizer se isso vai voltar exatamente ao normal. A gente ainda não teve tempo suficiente de fazer essa análise", ressaltou Josy.

A fisioterapeuta explicou que o grande problema é quando os pacientes ficam internados por muito tempo e precisam ser sedados, para que a ventilação mecânica seja feita de forma adequada.  Essas pessoas acabam tendo uma grande perda muscular e isso faz com que elas tenham uma fraqueza global do corpo, o que torna a recuperação mais lenta.  

A entrevistada destacou ainda a importância e os benefícios de uma reabilitação feita de forma mais sistemática. Segundo ela, os pacientes apresentaram uma melhor recuperação, uma redução no nível de ansiedade e uma melhora na qualidade de vida.

Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira das 13h às 15h pela Rádio Nacional

 

Criado em 11/06/2020 - 16:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa