Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa revela que sonhos podem diminuir traumas durante a pandemia

Psicanalistas brasileiros descobriram que sonho é uma importante chave para autoconhecimento e superação

No AR em 22/06/2020 - 17:18

O significado dos sonhos sempre esteve rodeado de muitos mistérios e superstições. Com o avanço do coronavírus, as mensagens ficaram ainda mais confusas e escondidas no subconsciente. Uma pesquisa brasileira, realizada antes e durante a pandemia, revelou que os sonhos não escondem significados específicos, mas podem ajudar a enfrentar este período.

Natália Mota, psiquiatra e neurocientista, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou em detalhes os resultados da pesquisa e os significados dos sonhos em meio ao isolamento social.

Ouça no player abaixo:


“Os sonhos podem parecer bizarros numa primeira leitura, mas o que a gente sabe hoje em dia é que não existe um significado comum que faça sentido para qualquer pessoa. O sonho só faz sentido no contexto do sonhador. É como se a gente usasse metáforas que são construídas através da nossa memória”, explicou.

 

Segundo a pesquisa, os sonhos existem para amenizar ou ajudar a compreender o momento atual. Cada sonho é como se fosse um treinamento para uma situação que o sonhador precisa enfrentar. 

 

“O sonho faz metabolização das memórias e vivências que a gente tem no cotidiano. Ele atenua o competente angustiante e sentimentos negativos daquelas memórias e deixa o aprendizado e a inspiração de mudança de estratégia. É como se fosse uma maneira de treinar uma super realidade virtual, personalizada, que treina o sonhador para os desafios do dia seguinte”, afirmou.

 

Para coletar os sonhos, os pesquisadores selecionaram mais de 200 relatos, antes e durante o isolamento social, com o uso de ferramentas computacionais. A pesquisa, que antes era direcionada para avaliar a saúde mental, começou a receber muitos relatos parecidos no início da pandemia. Os psicanalistas perceberam que esses sonhos estavam ajudando na aceitação do “novo normal”.

 

“Não teve nenhuma interpretação subjetiva. O que a gente fez foi organizar de forma estruturada o quanto esses relatos estavam relacionados a termos específicos, como contaminação e limpeza. Entendemos que (com esses sonhos) as pessoas estão se adaptando a esse novo normal. Constatamos que olhar para os sonhos trouxe mais benefícios, trouxe esperança e criatividade, altruísmo e autoconhecimento para lidar com a pandemia”, ressaltou.

 

A primeira etapa da pesquisa já foi concluída, mas os estudos terão novos ciclos até o final da pandemia. Para participar, é só cadastrar os sonhos neste link

Criado em 22/06/2020 - 17:32