Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Risco de golpes pela internet pode aumentar durante a pandemia

Pesquisar sobre a empresa antes de finalizar a compra é a melhor forma de evitar fraudes

Tarde Nacional

No AR em 12/06/2020 - 17:06

Em tempos de pandemia e isolamento social, as datas comemorativas e compras estão sendo realizadas a distância. É o caso do dia dos namorados. Mesmo com a reabertura do comércio em algumas cidades, a procura por serviços e presentes delivery aumentou. Mas é preciso tomar cuidado com os golpes que podem crescer durante esse período.

Em entrevista ao Tarde Nacional desta sexta-feira (12), a advogada e especialista em direito do consumidor, Cátia Vita, alertou sobre os perigos de comprar pela internet.

“Hoje em dia até um adolescente faz um site. O consumidor tem que verificar se o site tem algum tipo de reclamação, se é conhecido. Às vezes a gente se depara com uma ação judicial, ganha a ação, mas na hora de exercitar essa sentença a empresa não existe, não tem dinheiro para arcar com o prejuízo do consumidor” alertou.

Segundo a advogada, os golpistas também costumam fazer promoções exageradas. A dica é pesquisar sobre a empresa na internet e entrar em contato via telefone. Sites falsos não costumam ter um canal de atendimento.

“Antes de comprar, dá uma ligada, entra em contato no chat, veja se tem alguém atendendo. Uma mercadoria que custa normalmente mil reais, aparecer em um site oferecendo por R$300 reais significa que alguma coisa está errada. Daí a pessoa deposita, passa o cartão e quando vai verificar o produto, não entregam e não existe. Caiu numa fraude” aconselhou.

Há quem pense que comprar em sites do exterior é mais confiável. Mas Cátia afirma que os sites brasileiros podem ser um pouco mais seguros. Isso porque, os direitos do consumidor garantidos no Brasil não atingem sites de outros países. 

“Esses sites que trazem mercadoria lá de fora demoram muito para chegar. O único problema é, quando você for acionar na justiça, não tem como acionar essas empresas que estão fora do país. Então é melhor comprar no Brasil ou se for comprar lá fora, que seja em algum site com indicação” ressaltou.

Antes de fazer compras pela internet, é preciso ter atenção com a empresa escolhida para não cair em golpes. Além dos sites especializados, o consumidor também pode verificar no portal do Tribunal de Justiça se existe alguma demanda de ação judicial contra a empresa.

Criado em 12/06/2020 - 17:11

Mais do programa