Você sabia que no Brasil existe o Dia do Homem? A data é celebrada no dia 15 de julho, desde 1992. O objetivo da comemoração é, na verdade, uma forma de alertar sobre um assunto menosprezado pelos homens: a conscientização da saúde masculina.
Eduardo Pimentel, médico urologista, andrologista e especialista em Medicina Reprodutiva, revelou que a saúde dos homens é preocupante. Fatores como estilo de vida e a falta de exames de rotina são atitudes que adoecem cada vez mais os brasileiros.
Ouça no player abaixo:
“A saúde da população masculina deixa muito a desejar em comparação com a feminina, porque as mulheres se cuidam mais. O homem brasileiro vive 7 anos a menos que uma mulher brasileira. Os motivos são vários mas, de uma maneira geral, o homem vai pouco ao médico e tem um estilo de vida que tende a ser menos saudável”, explicou.
Para driblar o problema, os urologistas promovem todos os anos, no Dia do Homem, campanhas e atividades para conscientizar os brasileiros sobre a importância de ir ao médico. Mesmo durante a pandemia os cuidados precisam ser mantidos.
“A gente tem observado uma redução importante de consultas urológicas quando comparadas antes da pandemia. A conclusão que se chega é o medo de se contaminar por Covid no ambiente hospitalar. Mas a gente tem alertado que existem determinadas patologias que, se não tratadas, podem ser piores que a Covid, como o câncer de próstata”, alertou.
Outro fator preocupante é que grande parte da população masculina acredita que o câncer de próstata só acomete homens acima dos 40 anos, sendo que a doença também pode aparecer de forma silenciosa em jovens.
Para evitar erros como esse e se informar melhor sobre a saúde masculina, acesse também o site do Ministério da Saúde.