Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Coronavírus no inverno: junção é perigosa para os idosos

Estação pode ser propícia para a propagação do vírus e outras doenças

No AR em 14/07/2020 - 16:52

O inverno chegou e com ele a preocupação com os idosos, que são facilmente acometidos por doenças que costumam circular durante este clima, como a gripe e a pneumonia. A queda da temperatura também pode ser propícia para propagar o coronavírus

Em entrevista ao Tarde Nacional desta terça-feira (14), Roberta França, médica psiquiatra e geriatra, alertou sobre os cuidados com a saúde dos idosos durante o inverno e a pandemia.

Ouça no player abaixo:


“No inverno as doenças respiratórias são mais frequentes, o paciente com asma tende a ter mais crises, os pacientes com embolia pulmonar podem ficar mais descompensados, então neste processo ele ainda pode pegar a Covid. É um momento que temos que ter cuidado redobrado com os idosos”, alertou.

 

Cuidados como não pegar chuva, ter uma boa alimentação e estar bem agasalhado são atitudes que podem diminuir os riscos de o idoso ficar doente. Além dessas medidas, evitar a automedicação é fundamental.

 

“Em qualquer evidência de sintomas ou resfriado, nunca se medicar sem prescrição, é importante procurar um médico. O idoso não faz febre, então muitas vezes ele pode estar tendo um quadro de pneumonia e a pessoa está achando que é um resfriado, dar remédio para gripe e isso pode agravar mais a situação do idoso”, explicou.

 

Durante o inverno os cuidados com a saúde precisam ser redobrados, uma simples gripe pode se transformar em uma pneumonia e adoecer os idosos.

Criado em 14/07/2020 - 16:59