A Rede de Apoio às Famílias e Amigos de Vítimas Fatais de Covid-19 no Brasil criou uma plataforma com memoriais para realizar homenagens virtuais e ajudar familiares no processo de luto.
Em entrevista ao Tarde Nacional desta terça-feira (07), Danilo César, um dos idealizadores e coordenadores da Rede e do Memorial, explicou sobre a importância do apoio para essas vítimas.
Ouça no player abaixo:
“Nós sabíamos que, com a restrição e o isolamento, as pessoas teriam uma dificuldade a mais no luto, justamente por não poder fazer um ritual de despedida no enterro ou em velórios, então nós criamos a página e começamos a sistematizar isso numa rede de apoio ao familiares amigos da vítima. Com esse apoio, o luto fica menos difícil”, explicou.
Além de homenagear as vítimas, a rede emergencial tem como objetivo conscientizar os familiares sobre o processo de luto. Segundo o coordenador, apesar de ser um tema difícil, refletir sobre a morte é um processo fundamental para valorizar a vida.
“É importante cuidar do luto depois de perder um ente querido porque é uma forma de cuidar da vida, é uma forma de amor, para as pessoas se reinventarem e se cuidarem”, ressaltou.
Para fazer a sua homenagem ou se tornar um voluntário, basta acessar o site do projeto. No Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil é possível juntar vários arquivos em uma pasta digital, com imagens, mensagens e modelos que podem ser acessados a qualquer momento, para celebrar e homenagear a memória de quem partiu.