Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Convivência familiar durante a quarentena pode ser prazerosa

Apesar dos novos desafios, convivência diária pode fortalecer a confiança e gerar bem estar

Tarde Nacional

No AR em 04/08/2020 - 18:05

Com a necessidade da quarentena, a relação dos pais com os filhos ou o convívio entre casais passou por diversas mudanças. Apesar dos desafios, a aproximação familiar guarda vários aspectos positivos. 

Segundo o psicólogo Fábio Caló, terapeuta de casais do Instituto de Psicologia Aplicada (INPA), a convivência diária pode fortalecer os laços familiares. Mesmo com os desafios, o tempo representa um grande processo de desenvolvimento e revisão do comportamento familiar.

Ouça no player abaixo:


“Por um lado temos famílias que já eram equilibradas e agora estão usufruindo do prazer do tempo que têm disponível com o outro, do outro temos aquelas famílias que ainda precisam do desenvolvimento de revisão dos papéis e comportamentos dentro da relação familiar. Mas isso também é positivo porque essa família tem agora a oportunidade de ver o que está acontecendo para transformar a convivência”, explicou.

 

O psicólogo também afirmou que a convivência dos pais com as crianças pode ser animada e prazerosa. Isso porque os pais podem passar mais tempo com os seus filhos, ensinar e aprender novas lições de vida. Existe uma quebra na rotina porque as atividades podem ser conduzidas de forma mais leve, como em uma brincadeira.

 

“As crianças vinham num ritmo de período integral da escola, chegavam 7h30 e voltavam 18h. Agora elas têm no máximo 3h de aula por dia, o que aproximou os pais dos filhos. Existe uma oportunidade de os filhos auxiliarem em atividades da rotina, como o preparo dos alimentos. Os pais que conseguirem conduzir isso como se fosse uma brincadeira vão ter um grande ganho de um momento de aprendizado”, afirmou.

 

Criado em 04/08/2020 - 18:10

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa