Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médico brasileiro descobre doença relacionada à prótese de silicone

Ouça a entrevista com Eduardo Fleury, que é também professor e pesquisador.

No AR em 08/09/2020 - 13:04

O Tarde Nacional conversou com Eduardo Fleury, coordenador da equipe de Imaginologia mamária do IBCC Oncologia. Ele descobriu uma doença rara associada aos implantes mamários, denominada SIGBIC. Os sintomas da doença incluem manchas na pele, dores articulares, colite, endurecimento das próteses, aumento das mamas e sinais inflamatórios no seio comprometido.

Em suma, relata o médico, as pacientes avaliadas apresentaram alterações clínicas consideráveis, por vezes ignoradas pelos médicos por não haver relatos na literatura. "O que acontece hoje é que essas pacientes vão ao médico e suas queixas acabam sendo tratadas como sintomas psicológicos ou alterações psicossomáticas", conta. "Isso fragiliza muito essas mulheres." A descoberta aconteceu em várias etapas após diversas constatações em um período de três anos.

"Alguns grupos de pacientes que começaram a sentir os sintomas começaram a se reunir em redes sociais", explica o médico. "Quando elas começaram a organizar e falar alguns grupos de estudo conseguiram fazer essa correlação entre os implantes e as queixas clínicas".

Ouça a entrevista na íntegra:

 O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horáriode 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 08/09/2020 - 15:06