Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dor durante a relação sexual pode indicar endometriose

Doença afeta 6,5 milhões de mulheres no Brasil e 176 milhões no mundo

Tarde Nacional

No AR em 02/09/2020 - 18:33

Inchaço, gases e menstruação dolorosa. Os sintomas podem ser confundidos com uma simples cólica menstrual, mas tudo tem limite. A menstruação dolorosa, intensa e acompanhada de dores durante as relações sexuais pode indicar endometriose.

Segundo a ginecologista obstetra, especialista em Reprodução Assistida, Dra. Amanda Volpato, muitas mulheres nem desconfiam que têm a doença.

Ouça a entrevista completa:

“A endometriose é uma doença muito frequente. A gente acredita que 10% a 15% das mulheres têm endometriose. O principal sintoma é a cólica menstrual, além da dor na relação sexual e infertilidade, mas muitas mulheres só vão ter o diagnóstico de endometriose quando tentam engravidar e nao conseguem” afirmou.

É claro que nem toda cólica tem relação com a endometriose, mas o desconforto é o principal fator para suspeitar e diagnosticar a doença. A ginecologista ressaltou a importância de procurar um profissional e realizar exames.

“Nós mulheres temos a ideia de que cólica é uma coisa normal, mas nem sempre. Não é normal aquela mulher que todo mês sofre de cólica, tem dor na relação sexual, principalmente na penetração. Se tem dor ela tem que procurar o ginecologista para fazer investigação” ressaltou.

O levantamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), constatou que a endometriose afeta 6,5 milhões de mulheres no Brasil e 176 milhões no mundo. Daí a importância do diagnóstico precoce para amenizar os sintomas e controlar a doença.

Criado em 02/09/2020 - 18:36

Mais do programa