Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Empresário cria aplicativo para ajudar dependentes químicos

Recurso oferece exercícios práticos, reuniões online e salas de bate papo

Tarde Nacional

No AR em 14/09/2020 - 17:59

Devido a pandemia de coronavírus, as reuniões dos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos foram suspensas. Mas o medo, a insegurança e os vícios não deixaram de existir. Pelo contrário, aumentaram durante a quarentena. 

Para driblar o problema, o empresário Christian Montgomery criou um aplicativo para ajudar pessoas na luta contra a dependência química. A motivação? Sua própria reabilitação do uso de drogas ilícitas, cigarro, bebida alcoólica e remédios para dormir.

“Eu tive problemas com dependência química por 20 anos. Depois que me recuperei tive a ideia de lançar esse aplicativo. Ele tem 4 meses de vida e caiu muito bem pra essa época de pandemia porque as salas presenciais de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos fecharam e as pessoas não tinham onde frequentar” relatou.

A plataforma, batizada de “Anonymo”, conta com exercícios que auxiliam na luta contra diversos vícios, como o álcool, drogas, sexo, jogos, comida e relacionamentos. O “Anonymo” também oferece reuniões online, com o diferencial da privacidade e anonimato: a câmera do celular não precisa ser ligada.

“Muita gente tem vergonha de se mostrar na sala presencial dos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, de serem vistos entrando nesses lugares", observa. "Eu também tinha esse medo, tinha essa dificuldade de conversar e eu observo que a maioria, principalmente os jovens, querem falar, mas tem esse bloqueio, esse medo." Por isso, ressalta Christian, o aplicativo dá a opção de não se mostrar, de não ligar a câmera.

O “Anoymo” é gratuito e está disponível nas plataformas IOS e Android. Vale lembrar que a dependência química é reconhecida como uma doença crônica pela OMS (2001). O acompanhamento com médicos, psiquiatras e psicólogos não deve ser descartado, mas a plataforma é uma ferramenta que pode auxiliar no tratamento.

Ouça a entrevista na íntegra:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 14/09/2020 - 18:03

Mais do programa