Com o aumento crescente do uso do álcool gel neste período de pandemia, a qualidade do produto começou a se tornar duvidosa. Para ajudar os consumidores nesta tarefa o Laboratório da Universidade do Paraná está oferecendo testes gratuitos para a população.
Para saber como enviar a sua amostra de álcool gel para o laboratório, o programa conversou com o professor do Departamento de Química e coordenador do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Andersson Barison. Segundo o professor, "a quantidade de fabricantes aumentou bastante mas a qualidade, por outro lado, diminuiu bastante. Das amostras que temos recebido aqui na universidade mais de 50% não tem o teor de 70% do álcool etílico", esclarece Andersson.
Ainda segundo o professor, é bem difícil detectar a olho nu, as adulterações do álcool gel qualificado para o falsificado. Já que tanto um quanto outro possuem o mesmo cheiro assim como a aparência. "Recebemos material de todo o país e, para a análise, precisamos apenas de 1ml de amostra. Não precisa enviar o vidro inteiro e a pessoa tem o resultado no mesmo dia. Não entendemos como estão adulterando algo tão simples de ser feito", acrescenta o coordenador.
Quer saber como mandar a sua amostra? Ouça a entrevista completa:
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.