Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nova tecnologia descontamina ambientes fechados com luz ultravioleta

Ouça a entrevista com Vanderlei Bagnato, professor da USP, pesquisador, e um dos desenvolvedores do sistema

Tarde Nacional

No AR em 14/09/2020 - 13:57

O Tarde Nacional conversou com Vanderlei Bagnato, professor da USP São Carlos e pesquisador responsável pela criação de tecnologia capaz de descontaminar ambientes fechados a partir de raios ultravioletas. 

"A gente sabe que o ultravioleta é um dos elementos físicos mais interessantes para descontaminação", esclarece. "Ele tem uma ação muito intensa em bactérias e principalmente em vírus, inabilitando ou destruindo a carga genética de vírus." 

De acordo com o pesquisador, o equipamento funciona a partir de um sistema que suga o ar do ambiente a partir da partes mais baixas do ambiente a ser descontaminado, o faz passar por um reator ultravioleta e devolve o ar mais livre de patógenos por cima. 

Ele revela que, em ensaios dentro de laboratórios e em salas de aproximadamente 100m³, "nós conseguimos índices que vão de 99,9% até 99,999% de descontaminação de contaminantes que foram introduzidos no ar". 

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 14/09/2020 - 17:04

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa