Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Por que há idosos que se curam da Covid-19 enquanto jovens morrem?

O Brasil tem mais de 100 mil mortes pelo novo coronavírus

Tarde Nacional

No AR em 10/09/2020 - 13:52

O Tarde Nacional conversou com Dr. Juliano Buckhardt, médico geriatra, nutrólogo e cardiologista sobre como uma pessoa com mais de 90 anos se recupera da covid-19 enquanto outra de 20 não resiste. Apesar de ser uma doença associada à idosos, considerando o perfil das vítimas, é possível encontrar diversos jovens e até crianças entre os casos graves. 

"Quando surgiu na China, e foi acometido na Europa, principalmente no norte da Itália, nós imaginávamos que seria uma doença que atacaria os idosos e se adaptaria a regiões mais frias", recorda. "Quando chegou no Brasil a gente viu o contrário, apesar do epicentro ter sido São Paulo, as regiões bastantes acometidas foram norte e nordeste, de clima quente."

Segundo Dr. Juliano, parte-se do principio que o idoso vai ter algumas comorbidades e, por isso, vai ser mais suscetível a tanto se infectar a sofrer como agravamento da doença. "E isso também não se mostrou aqui, porque a média de infectados, que evoluíram para as formas mais graves, eram pessoas de 50 a 59 anos, então fugiu novamente dessa regra epidemiológica que nós imaginávamos", observa. 

Uma possível explicação, pondera o médico, é que "os idosos de hoje tiveram hábitos muito mais saudáveis quando eram adolescentes e na fase pré-adulta". "Tanto que se você pegar a estatística, os pacientes acima de 90 anos tiveram apenas 6% de mortalidade e, entre 50 e 59, a média foi de 38%", explica.

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 10/09/2020 - 15:18

Mais do programa