A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realiza durante todo este mês a campanha Setembro do Coração, com o intuito de levar informações sobre a prevenção e o combate às doenças cardiovasculares. Sobre a importância de cuidar bem do coração, o programa conversou com o médico e vice-presidente da SBC, Celso Amodeo. É verdade que o Covid-19 quando ataca pode afetar também o coração?
Segundo ele, "o coração é suscetível a ter uma série de ataques pulverizados então o vírus da covid pode afetar sim. É o que a gente chama de miocardite, uma inflamação do coração. E esse comprometimento pode acontecer de duas formas: o próprio vírus dentro da célula do músculo cardíaco, como também a pessoa já ter uma cardiopatia prévia e esse vírus acaba piorando devido a carga pulmonar que ele acarreta", esclarece Celso.
Na entrevista, o médico diferencia também a dor típica da atípica. A primeira é geralmente um aperto ou queimação e que geralmente está relacionada ao esforço físico. Uma das dores que se confunde muito é a dor de estômago. Celso afirma ainda que se fala muito da pandemia, mas as doenças cardiovasculares tem matado mais e são mais fáceis de serem controladas com um sistema de vida saudável.
Confira a entrevista completa:
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.