Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão alerta para acidentes com coletores de lixo

Diariamente, muitos desses profissionais se ferem em acidentes provocados pelo descarte inadequado de materiais cortantes, como vidro quebrado e perfurantes, como agulhas e pregos

Tarde Nacional

No AR em 25/09/2020 - 15:30

Descartar vidros e objetos cortantes sem os devidos cuidados pode colocar em risco a vida dos trabalhadores da coleta de lixo. Para saber mais como proteger esses profissionais e quais os riscos de um descarte inadequado, o programa conversou com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Henrique de Barros Pinto Neto.

Segundo ele, essas lesões são muito frequentes. "Geralmente quando esses profissionais pegam, inadvertidamente, esses objetos podem ocorrer lesões de tendão, de nervo que são lesões bastante incapacitantes para as pessoas. Podendo ocorrer também perda do movimento, perda de sensibilidade e fazendo com que este profissional fique afastado do seu trabalho por 2 a 6 meses. A gente também não pode esquecer a prevenção do tétano", esclarece o médico, que é também chefe do Serviço de Ortopedia e da Divisão de Cirurgia da Mão do Hospital Federal da Lagoa.

O ideal, explica o especialista, é que a pessoa avise sobre este material no saco lixo. "Deixando escrito, por exemplo, algo como contém vidro, para que a pessoa possa se proteger", enfatiza. "Aqui em casa quando acontece a quebra de algum copo ou garrafa eu passo, às vezes, várias camadas de jornal. Boto numa sacola plástica e coloco lá: 'por favor, preste atenção que isso aqui é vidro'". 

E como ficam os profissionais de estabelecimentos como bares e restaurantes? Na entrevista, ele fala também sobre os acidentes domésticos. Inclusive, o hospital que ele atende já tem atendimento a crianças para cirurgia da mão.

Quer aprender como descartar corretamente esse lixo? Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 25/09/2020 - 16:51 e atualizado em 25/09/2020 - 16:30

Mais do programa