Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça dicas de como construir sua saúde emocional

Segundo o médico, Jean Rafael, que passou por síndrome do pânico e depressão, pontos como autoconhecimento e praticar a gratidão freiam o estresse

Tarde Nacional

No AR em 26/10/2020 - 15:33

O tema desta edição do Tarde Nacional é saúde emocional. Você sabe definir o que é saúde emocional? Vamos conversar com o palestrante Jean Rafael, cirurgião geral, mestre e coordenador de Saúde e Espiritualidade na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sobre as cinco formas de construir saúde emocional. Ele possui ainda certificação em gerenciamento do estresse e é autor do livro "A ciência da gratidão - como prevenir as doenças da mente e aplicar o gerenciamente do estresse", de 2019.

Segundo o médico, é importante buscar não adoecer, do ponto de vista de transtornos da mente; buscar tudo que for possível para gerenciar o estresse, os fatores estressores que existem e icomodam; desenvolvendo, então, essa balança favorável, para aprender a lidar com os fatores emocionais e construir essa saúde. Jean diz ainda que é a busca por um bem-estar não só físico, mas também mental, espiritual e social, conforme conceituou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na entrevista, o médico, palestrante e também escritor comenta que tem levado esse conhecimento à muitas empresas e instituições. Também e, principalmente, para pessoas comuns como ele. "Como palestrante, tenho a oportunidade de orientar os mais jovens sobre como venci a depressão e a síndrome do pânico no auge da minha carreira profissional, há 11 anos", conta Jean, que já vivenciou a falta de saúde emocional.

Quer saber o passo a passo para construir essa saúde emocional? Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 26/10/2020 - 22:13 e atualizado em 26/10/2020 - 22:11

Mais do programa