O Tarde Nacional conversou com Fernado César Pereira, ouvidor nacional dos Direitos Humanos, a respeito da ouvidoria itinerante que levará o Disque 100 e Ligue 180 a comunidades ribeirinhas do Arquipélago de Marajó.
Fernado lembrou que a região do estado do Pará, com cerca de 2.500 ilhas e mais de 400 mil habitantes, tem um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e uma carência grande de infraestuturas. É nesse cenário, explica, que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com outros dezoito ministérios e empresas públicas, está desenvolvendo o projeto "Abrace Marajó".
Para visitar as comunidades, conta o ouvidor, a Ouvidoria contará com um espaço físico dentro do barco da Caixa Econômica Federal, que rotineiramente já transita nas cidades e povoados ribeirinhos das ihas. "Ela não só vai atender presencialmente dando orientações sobre direitos das pessoas, sobre direitos humanos, bem como receberá as denúncias sobre as violações, que a gente sabe que são muitas na região", esclarece.
Ouça a entrevista completa:
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.