Você sabe o que é Síndrome de Ehlers Danlos, mais conhecida como SED? O Tarde Nacional conversou com o pioneiro no estudo da SED em Brasília, professor, presidente da Sociedade para Estudo da Dor - SED/DF, coordenador do Ambulatório de Dor do HUB - Hospital da Universidade de Brasília e médico especializado em dor, Carlos Gropen.
Ouça no player abaixo:
"A Síndrome de Ehlers Danlos é o nome dado a um grupo de mais de 13 diferentes síndromes. E que são bem heterogêneas, tanto clinicamente quanto de maneira genética. E elas alteram o tecido conjuntivo conectivo, que conecta uma célula à outra. Explicando, elas têm um defeito genético no colágeno, nessa cola, e na síntese desse tecido. É o colágeno que mantém todas as células do corpo unidas. É como se fosse um cimento que mantém os tijolos numa construção para tornar as paredes, compartimento interno de uma casa", esclarece o especialista.
Ainda de acordo com o médico, uma das características mais marcantes é a hiperelasticidade. Na avaliação do coordenador do Ambulatório de Dor do HUB, os casos graves são mais raros. Porque eles podem levar a um aneurisma e afetar a coluna. Tem dores nas articulações, musculares e relacionadas aos nervos e a maioria tem diagnóstico de fibromialgia. Depressão e ansiedade também são muito comuns nesses pacientes.
É possível saber mais sobre a SED no I Congresso Virtual Pain - Inovação no ensino da dor, que será realizado de 28 a 30 de outubro. O evento também vai discutir outros temas como dor na criança, oncológica, lombar e glútea, crise de opióides, cefaleia e fibromialgia.
Acesse a programação do Congresso aqui.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.