Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você já ouviu falar na Síndrome de Ehlers Danlos (SED)?

Segundo especialista em dor, o paciente já nasce com essa alteração genética. Casos de fibromialgia devem ser avaliados também

Tarde Nacional

No AR em 02/10/2020 - 15:40

Você sabe o que é Síndrome de Ehlers Danlos, mais conhecida como SED? O Tarde Nacional conversou com o pioneiro no estudo da SED em Brasília, professor, presidente da Sociedade para Estudo da Dor - SED/DF, coordenador do Ambulatório de Dor do HUB - Hospital da Universidade de Brasília e médico especializado em dor, Carlos Gropen.

Ouça no player abaixo:


"A Síndrome de Ehlers Danlos é o nome dado a um grupo de mais de 13 diferentes síndromes. E que são bem heterogêneas, tanto clinicamente quanto de maneira genética. E elas alteram o tecido conjuntivo conectivo, que conecta uma célula à outra. Explicando, elas têm um defeito genético no colágeno, nessa cola, e na síntese desse tecido. É o colágeno que mantém todas as células do corpo unidas. É como se fosse um cimento que mantém os tijolos numa construção para tornar as paredes, compartimento interno de uma casa", esclarece o especialista.

 

Ainda de acordo com o médico, uma das características mais marcantes é a hiperelasticidade. Na avaliação do coordenador do Ambulatório de Dor do HUB, os casos graves são mais raros. Porque eles podem levar a um aneurisma e afetar a coluna. Tem dores nas articulações, musculares e relacionadas aos nervos e a maioria tem diagnóstico de fibromialgia. Depressão e ansiedade também são muito comuns nesses pacientes.

É possível saber mais sobre a SED no I Congresso Virtual Pain - Inovação no ensino da dor, que será realizado de 28 a 30 de outubro. O evento também vai discutir outros temas como dor na criança, oncológica, lombar e glútea, crise de opióides, cefaleia e fibromialgia.

Acesse a programação do Congresso aqui

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

 

Criado em 02/10/2020 - 17:17 e atualizado em 02/10/2020 - 17:14

Mais do programa