Hoje (17) é o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Luiz Augusto Basso ,professor dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
De acordo com os dados da OMS, a estimativa é que um quarto da população brasileira está infectada com a bactéria causadora da tuberculose, uma doença que está entre as dez principais causas de morte no mundo, e ainda é a principal causa de morte de um único agente infeccioso inclusive estando acima do HIV.
O tratamento da turberculose é longo, cerca de seis meses em média,mas pode chegar a 20 meses, a OMS recomenda que o tratamento seja todo oral, o que ainda não é.
Os principais sintomas da tuberculose são dor no peito, tosse com sangue, suor noturno, palidez, perda de apetite, fadiga, a transmissão é feita por vias aéreas. Se a pessoa é diagnosticada rapidamente e começa o tratamento, em pouco tempo os sintomas desaparecem e a pessoa já não transmite mais a doença.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília