Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Racismo. Sobre o tema o Tarde Nacional conversou com Amanda Abreu, sócia e co-fundadora da consultoria "Indique uma Preta", instituição que em parceria com a empresa Box1824 realizou a pesquisa "Potências (in)visíveis: a realidade da mulher negra no mercado de trabalho", um dos maiores levantamentos já feito no Brasil sobre o tema.
O estudo traz inúmeros dados sobre a inserçao da mulher negra no mercado de trabalho, visto que elas são o maior grupo demográfico no país, que representa 28 % da população. É uma pesquisa que conta sobre as barreiras que esse grupo sofre ao entrar no mercado de trabalho e aborda o mito de que não se encontra mulheres negras capacitadas.
A população negra ainda tem um longo caminho a percorrer no mercado corporativo por falta de espaço e conexões. Tem se falado bastante sobre diversidade nas empresas quem tem o papel de criar um plano de carreira para essas pessoas, criar um plano onde a pessoa negra possa ser um líder, mas acaba ficando estagnada dentro da empresa por falta de espaço para falar e mostrar as suas questões. E, ainda, tem os modelos de recrutamento das empresas que são padronizados e bloqueiam a entrada de pessoas negras no mercado de trabalho.
Clique e ouça a entrevista completa:
O dia 18 de novembro foi escolhido Dia Nacional de Combate ao Racismo por coincidir com a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou contra a escravidão dos negros no país. O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília